Os métodos de treinamento para a queima de gordura são muito variados, mas basicamente todos eles seguem alguns princípios básicos, como a intensidade, o treinamento com volume controlado e principalmente, se baseiam no trabalho do EPOC para funcionar. Por isso um dos treinos que melhor realizam esta tarefa é o treinamento em circuito. Este tipo de treinamento, que na verdade é mais antigo e comum do que muitos imaginam, já que na antiga URSS já era usado na preparação de atletas, é muito eficaz para o treinamento focado na queima de gordura.

O treinamento em circuito se caracteriza por ser uma aula intensa, com alto gasto metabólico onde o professor monta uma estação com diversas tarefas motoras, cada uma com um propósito bem definido, podendo prevalecer tarefas de potência, de força, resistência, mobilidade, força geral, força de core ou ainda agilidade e velocidade.

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O treinamento em circuito pode ser composto por 6 a 10 exercícios que são concluídos um após o outro. Cada exercício é realizado por um determinado número de repetições ou por um determinado tempo antes de passar para o próximo exercício. Os exercícios dentro de cada circuito são separados por um curto período de repouso, e cada circuito é separado por um período mais longo repouso. O número total de circuitos realizados durante uma sessão de treinamento pode variar de dois a seis, dependendo do nível de treinamento da turma (iniciante, intermediária ou avançada), o seu período de formação (preparação ou competição) e seu objetivo de treinamento.

Durante muito tempo as pessoas acreditavam que a eliminação de gordura acontecia apenas com o treinamento aeróbico. Porém a ciência, após diversas investigações acerca do treinamento de força, descobriu que o gasto energético de atividades intensas era muito maior. Isso por que o corpo precisava gastar mais energia para retornar ao estado em que se encontrava antes da atividade. Para se ter uma idéia, depois de uma atividade intensa, como o treinamento em circuito, o corpo leva cerca de 18 horas para retornar ao seu estado anterior. Neste tempo, todo o metabolismo fica mais acelerado, gastando mais calorias e principalmente tecido adiposo, já que o metabolismo predominante em nossa vida é o aeróbico. Este fenômeno recebe o nome de EPOC, que significa “Excess post excersise oxygen consumption” ou traduzindo de maneira literal: excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Este é o responsável pela queima de gordura em exercícios predominantemente anaeróbicos, como o treinamento em circuito.

No Studio Wave as aulas de circuito acontecem terças e quintas 7h e às 18h. Venha conferir e fazer uma aula experimental!

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